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terça-feira, 8 de junho de 2010

Pra não dizer que não falei das ...‏

Do nosso Amigo e seguidor habitual, G.G.Carsan, recebi esta carta, com fotos anexas, que infelizmente, por razões tecnicas, de todo me foi impossivel inclui na peça. No entanto aqui deixo para vossa analise:

Prezados Senhores

Estou para relatar fatos que certamente boa parte da população paraibana não conhece e merece conhecer, para fazer o seu juízo a 5 de Outubro.
“ESTRADAS”

1 – O Governador Zé Maranhão é grande latifundiário nos municípios de Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, com uma propriedade de uns 5 mil hectares de terras contínuas. Na parte de Dona Inês, o limite é às margens da PB-103, que liga Dona Inês a Bilinguim. Alí a vegetação conhecida como ‘amorosa’ está sempre a invadir a rodovia, mas não só, pois a cerca de arame farpado é velha, não segura os animais, que também invadem o asfalto, mais precisamente à noite, para dormir, e causar acidentes e transtornos para os motoristas e motoqueiros.

2 – Há mais de 20 anos foi asfaltado 12 km dos 24 da PB-103, que ligaria Bilinguim a Bananeiras, passando por Dona Inês (de D. Inês a Bananeiras, nunca saiu do papel). De lá pra cá, poucas benfeitorias na rodovia. Atualmente, encontra-se totalmente abandonada. Nos 12 km pavimentados com pista estreita, com uma antiga marcação de solo, não existe uma só placa de sinalização e ali estão 11 curvas perigosas, muitas moradias na margem do asfalto, subidas e descidas acentuadas com grande movimento de motocicletas e caminhões transportando pedras, buracos também se apresentam em vários locias. Não existe acostamento em nenhum ponto e o mato constantemente avança no pavimento – principalmente na propriedade do Governador Zé Maranhão.
3 – A rodovia PB-099 sai de Guarabira e segue na direção de Belém, vai a Tacima. Antes, ali nas proximidades do Bilinguim, surgiu há bom tempo um famigerado defeito no asfalto. No inverno, formam-se crateras e garotos da região ficam mexendo a terra em busca de moedas, senão não estaria como na foto. Bem, são vários aniversários desse buraco, que já causou diversos acidentes e não tem sequer um aviso de perigo. Num recente, uma Pajero que seguia para Natal passou sem diminuir a velocidade, a noite, e teve o eixo traseiro arrancado. Por muita sorte não capotou. O motorista estava arrasado com o prejuízo e o susto – Ele não conhecia o buraco. Nessa mesma rodovia, temos a ponte sobre o Rio Curimataú, também perigosa, sem qualquer sinalização. Há histórico de acidentes mortais ali.
4 – Quem vai de Bananeiras para Guarabira ou Belém, ao iniciar a perigosa descida do Moura, logo após a 2ª. curva, bem fechada à direita, vai se deparar com uma depressão no terreno – Estamos na PB-105. Como a pista corta a serra, no último inverno não resistiu e parte do aterro e asfalto cederam em cerca de 1 metro. A pista foi interrompida durante um mês – mais ou menos. Depois as cabeças do terreno foram arrumadas com terra e a pista liberada. Passado um ano, nada foi feito ali. A terra avançou no asfalto e resta apenas passagem para um veículo de cada vez. Se cair chuva, vai levar o que restou, porque existe infiltração.

Pois bem, isto é apenas um retrato deste pequeno pedaço de estradas. Todos os motoristas que arriscam suas vidas no dia-a-dia dessas estradas; todos os cidadãos que são obrigados a trafegar ou ter familiares transitando nessas verdadeiras armadilhas, devem analisar direitinho o que este Governador está fazendo em nosso Estado. Lembre-se dos prejuízos que já sofreu, dos perigos que já passou, dos amigos que já perdeu nessas estradas por culpa de um governo inoperante.
Não é brincadeira! Está tudo abandonado. Para recuperar serão gastos milhões e milhões. Se houvesse manutenção, não se gastaria 1/10 do que seremos obrigados a gastar agora para recuperar.
Outra coisa: o Governador tem que dar o exemplo, o bom exemplo, no tocante aos seus animais soltos na pista, a sua cerca mal feita e outrora, sem obedecer a distância regulamentar de 10 metros do asfalto. Ali na região, a maioria dos agricultores avança no terreno, alguns fazem moradias a 1 metro da rodovia. E quem pode falar se o Governador, o homem que mais locupletou às custas do Estado, não dá o bom exemplo?
A sinalização da rodovia, além de prevenir, evitar acidentes, tem a importante missão de educar os usuários, motoristas, motoqueiros e pedestres. É um dever do Estado manter a rodovia em boas condições de uso. Mas atualmente, o Estado só sabe cobrar os impostos. Se alguém for pego com carteira de habilitação de motorista vencida, se o veículo estiver com a documentação atrasada, se cometer uma infração de trânsito, é multado, é discriminado, é prejudicado. Assim só o cidadão faz a sua parte e o Estado, não faz nada.


É por isso que precisamos mudar a direção, fazer uma tentativa com um político com uma visão diferenciada, com idéias novas, com histórico de grandes realizações e com muita vontade de acertar. Se não der certo, a gente muda novamente. O poder é nosso, só nosso. No momento esse político é Ricardo Coutinho, que vem com idéias, com respaldo, com realizações na Capital.
Continuar no mesmo barco é apostar no atraso e cruzar os braços. O paraibano, cabra macho, a paraibana, mulher macho sim senhor não merece isso, mas sim ir a luta, não temer a mudança, não perder a esperança.
Forte abraço a todos e a gente se encontra por aí.
Se você é um entusiasta de RC no Governo do Estado a partir de 2011, repasse para os seus contatos. O Governo tem a mídia, o NOSSO dinheiro dos empréstimos, mas se fizermos um trabalho bem feito, VENCEREMOS.

O POVO QUER SABER !


O POVO QUER MUDAR !


VOTE RICARDO PRA GOVERNAR !


"g.g.carsan"

Um comentário:

  1. Rapaz eu to pensando em fazer uma viagem até a cidade de Passa E Fica no RN gostaria de saber se a estrada tem o minimo de condição de tráfego

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