PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

domingo, 3 de julho de 2011

História da Paraíba: O general da prosperidade

Edson Ramalho participou da FEB na 2ª Guerra Mundial. Como secretário de Finanças incentivou o comércio...
Ele é o filho mais ilustre do pequeno município de Borborema, localizado na microrregião do Brejo paraibano, a 132 km da capital. Representou o Brasil na Segunda Guerra Mundial e fez parte de uma das administrações mais prósperas do Governo da Paraíba. Hoje, dá nome a uma importante avenida e a um dos hospitais mais conhecidos de João Pessoa: general Edson Ramalho.
Nascido em 1905, Edson Amâncio Ramalho tornou-se oficial do Exército Brasileira pela Escola Militar de Realengo, do Rio de Janeiro. Como militar, viveu um dos seus momentos mais decisivos ao fazer parte do grupo de cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), enviada à Itália em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial para lutar ao lado dos chamados países Aliados: União Soviética, Estados Unidos e Império Britânico.
Na Paraíba, Edson Ramalho foi comandante da Polícia Militar de 16 de fevereiro de 1956 a 12 de janeiro de 1957 e secretário de Segurança Pública durante o governode Pedro Gondim.
Mas foi como secretário de Finanças em 1961 que o general deu uma das suas maiores contribuições à Paraíba. De acordo com o historiador Orion Farias, à época em que Edson Ramalho assumiu a pasta foi uma das mais prosperidade para o Estado. Foi a fase do sisal, o chamado Ouro Verde. Nesse período, por exemplo, se calçou as Avenidas Epitácio Pessoa, Maximiano de Figueiredo e João Machado. "O comércio em João Pessoa estava se desenvolvendo a olhos vistos e o calçamentos dessas importantes vias foi mais um impulso para ele e também para o turismo. Começaram a instalar grandes lojas na Epitácio Pessoa", afirmou o historiador Arion Farias.
De acordo com o estudioso, o grande feito de Edson Ramalho foi o enorme incentivo ao comércio paraibano na década de 60. "Ele foi um dos melhores secretários de finanças da Paraíba. Era inovador. Estabeleceu métodos de arrecadação de impostos, criando uma espécie de loteria da qual participavam os clientes que exigiam nota fiscal no ato da compra", contou. Ogeneral Edson Ramalho faleceu no Rio de Janeiro em 1967.
Homenagens póstumas
Dois anos depois da morte do general era inaugurada o hospital militar que recebe seu nome. O hospital General Edson Ramalho teve sua construção iniciada em 1957, ainda durante o governo de Pedro Gondim, mas só abriu suas pontas 12 anos depois, em 1969, durante o governo de João Agripino.
Nos seus primeiros anos, serviu apenas a policiais militares e seus parentes, mas hoje atende a aproximadamente 10 mil pacientes por mês também pelo Sistema Único de Saúde. 50% deles vêm do interior do Estado.
Localizado no bairro Treze de Maio, em João Pessoa, o hospital tem aproximadamente 800 funcionários que prestam serviço nos setores de urgência e emergência e maternidade. O Edson Ramalho também realiza transplante de córnea, implanta prótese auditiva, entre outros serviços. É considerado um hospital de médio porte, possuindo 151 leitos. Os médicos do hospital são militares. O general também emprestou o nome a uma das mais importantesavenidas da orla da Capital.

Marconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário