PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

sábado, 14 de agosto de 2010

Maranhão tem 32 pontos de vantagem sobre Ricardo - dizem os numeros de uma "muito" estranha sondagem

Se a eleição fosse hoje, o governador e candidato à reeleição pela coligação Paraíba Unida, José Maranhão (PMDB), estaria 32 pontos percentuais à frente do segundo colocado na corrida eleitoral, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), da aliança Uma Nova Paraíba. A consulta contratada por O Norte foi realizada pelo Instituto Diário Data Associados, entre os dias 8 e 12 deste mês.
De acordo com os dados da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Maranhão aparece com 58% das intenções de voto, contra 26% de Ricardo. Eles são seguidos de Lourdes Sarmento (PCO), com 1%. Os candidatos Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU) e Nelson Júnior (Psol) não atingiram o percentual mínimo de 0,5% e, por isso, não pontuaram na consulta.
A pesquisa revela ainda um percentual de 6% de eleitores que pretendem votar nulo ou que não vão votar em ninguém, além de 9% de indecisos ou que pretendem votar em branco no dia 3 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança da amostra é de 95%. Ao todo, foram ouvidas 1.100 pessoas nas quatro mesorregiões do estado (Mata, Agreste, Litoral e Sertão). O quadro também apresenta a preferência da população nos dois principais colégios eleitorais do estado (João Pessoa e Campina Grande).
Antes da pesquisa estimulada, o instituto questionou os eleitores a respeito dos candidatos de sua preferência, sem a apresentação dos nomes dos postulantes. Nesta consulta, o resultado novamente demonstrou polarização entre Maranhão e Ricardo. O primeiro apareceu com 42% das intenções de voto, contra 16% do segundo colocado. Os outros quatro postulantes não chegaram a pontuar. O percentual dos que pretendem anular o voto e dos que não vão votar em ninguém foi de 6%, enquanto o percentual de indecisos e dos que pretendem votar em branco foi de 33%.

A pesquisa mostrou um dado interessante sobre o envolvimento dos paraibanos nas eleições. Apesar do que se imaginava, apenas 37% das pessoas ouvidas se mostraram interessadas ou muito interessadas no pleito. Enquanto isso, o percentual de eleitores que se mostraram mais ou menos interessados ou completamente desinteressados chegou a 62%. Não soube responder 1% dos entrevistados.

Segundo turno
O instituto também quis saber a intenção de voto dos eleitores em caso de segundo turno. Na simulação, José Maranhão mantém os 58% das intenções de voto, enquanto Ricardo apresenta uma sensível melhora, subindo para 28%. Ao todo, 5% dos consultados não responderam ou disseram que não vão votar em ninguém. O número dos indecisos e dos que pretendem votar em branco foi de 8% do total de entrevistados.

Intenção estimulada de voto para governador

Zé Maranhão 58%

Ricardo Coutinho 26%

Lourdes Sarmento 1%

Marcelino 0%

Francisco Oliveira 0%

Nelson Junior 0%

NR/ninguém/voto nulo 6%

NS/indeciso/voto branco 9%

Total 100%

Intenção espontânea de voto para governador

Zé Maranhão 42%

Ricardo Coutinho 16%

Marcelino 0%

Lourdes Sarmento 0%

Outros nomes 1%

NR/ninguém/voto nulo 6%

NS/indeciso/voto branco 33%

Total 100%

Grau de interesse pelas eleições

Muito interessado 10%

Interessado 27%

Mais ou menos interessado 38%

Desinteressado 24%

NR 0%

NS 1%

Total 100%

Simulação de segundo turno para governador

Zé Maranhão 58%

Ricardo Coutinho 28%

NR/ninguém/voto nulo 5%

NS/indeciso/voto branco 8%

Total 100% 
----------------------//----------------------
Pesquisa do Instituto Diário Data Associados apresenta governador com 58% das intenções de voto. O socialista tem 26%
Suetoni Souto Maior e Nara Valusca //soutomaior.pb@dabr.com.br // naravalusca.pb@dabr.com.br



Com a devida venia a "O Norte"

Comentarios:
Será que alguém que viva na Paraiba, e esteja a observar o ambiente geral do Estado, pode acreditar nesta sondagem???
Eu pessoalmente; considero que estes resultados estão a anos luz da realidade que se pode observar no dia a dia.
Hoje mesmo pude verificar a inauguração de um Comite de Campanha do Governador, na cidade de Dona Ines, e o que pude observar foram muitos miudos que ainda nem tem cedula para poder votar, a fazerem numero...
Algo de estranho se passa com estas sondagens, sendo que esta é a mais escandalosa de todas, pelos numeros apresentados.

Um comentário:

  1. Pesquisa Consult: Maranhão lidera com 49,2% dos votos e Ricardo figura com 31,2%

    O instituto Consult Pesquisa foi contratado pelo Sistema Correio de Comunicação.

    O candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), leva vantagem na disputa pelo Governo da Paraíba. O peemedebista aparece com 49,2% das intenções de voto, enquanto o socialista Ricardo Coutinho figura em segundo lugar com 31,2% das pretensões dos entrevistados.

    Os números da pesquisam foram divulgados nesta segunda-feira (16) no programa Correio Verdade. Esta é a última pesquisa antes do início do guia eleitoral.

    O instituto Consult Pesquisa foi contratado pelo Sistema Correio de Comunicação. A consulta custou R$ 45.783 ouviu 2.000 pessoas em 69 municípios paraibanos. A pesquisa foi registrada sob o protocolo 23258/2010 no Tribunal Superior Eleitoral e 24612/2010 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 2,1% para mais ou para menos.


    Da Redação com tvcorreio

    Nota:
    Como se pode observar, uma sondagem realizada por um orgão de comunicação social totalmente adverso a Ricardo Coutinho, já dá um resultado totalmente diverso.

    ResponderExcluir