PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

sábado, 14 de agosto de 2010

Cássio e Vitalzinho estão em vantagem para o Senado, em representação da Paraiba

Se a eleição fosse hoje, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB) seriam os eleitos para o Senado. De acordo com a pesquisa do Instituto Diário Data Associados, o tucano tem 45% das intenções de voto e o peemedebista, 22%, contabilizando a primeira e a segunda opção dos eleitores consultados pela instituição.
Cássio e Vitalzinho são seguidos por Wilson Santiago (PMDB), com 20% das intenções de voto; Efraim Morais (DEM), 19%; Vital Farias (PCB), 3%; Maria das Dores (PCO), 2%; Edgar Malagodi (Psol), 1%, e Marcos Dias (Psol), 1%. Não pretendem votar em ninguém 32% dos eleitores e 56% pretendem votar em branco ou anular o voto. Como a pesquisa leva em conta a primeira e a segunda opção do eleitor, as percentagens chegam a 200%.
Levando em consideração as mesorregiões do estado, a pesquisa mostra que Campina Grande, o Agreste e a Borborema foram determinantes para os dois postulantes que lideram a corrida eleitoral para o Senado. Só para se ter uma idéia, Cássio tem51% dos votos no Agreste, 52% na Borborema e 50% em Campina. Já Vitalzinho possui 20% no Agreste, 31% na Borborema e 38% em Campina Grande.

Um dado interessante, revelado pela pesquisa, é que o candidato ao Senado, Wilson Santiago, tem minado a força de Efraim no Sertão, principal reduto eleitoral do senador democrata. Lá, enquanto o peemedebista ostenta 37% da preferência dos eleitores, Efraim não passa de 11%. O senador, curiosamente, apresenta sua melhor avaliação em João Pessoa, com 25%, e no Agreste, com 24%.

Entre os representantes dos partidos nanicos, o cantor e compositor Vital Farias é o melhor avaliado em diferentes regiões do estado. Ele tem 9% das intenções de voto na Borborema; 4% em Campina e em João Pessoa; 3% no Agreste e no Sertão, e 2% na região da Mata paraibana.

Intenção de voto senador (1ª e 2ª opções) por Mesorregião

Cássio Cunha Lima 51% 52% 43% 44% 50% 34%

Wilson Santiago 18% 10% 15% 37% 10% 14%

Vitalzinho 20% 31% 12% 24% 38% 16%

Efraim Morais 24% 21% 19% 11% 12% 25%

Edgard Malagodi 1% 0% 0% 1% 3% 0%

Marcos Dias 0% 1% 1% 1% 0% 1%

Maria das Dores 0% 3% 3% 3% 1% 2%

Vital Farias 3% 9% 2% 3% 4% 4%

NR/ninguém/voto nulo 25% 34% 53% 13% 22% 53%

NS/indeciso/voto branco 58% 39% 54% 64% 59% 51%
---------------------//--------------------------
Com a devida venia ao "O Norte"

Comentario:
Esta sondagem enferma de igual problema já verificado na sondagem para Governador.
Quem esta no terreno não consegue sentir este tipo de sensibilidade eleitoral.

4 comentários:

  1. Esse negócio de pesquisa deixa qualquer um doido. Ora se num deixa! Magina aí, amigo véi, uma pesquisa é feita na semana passada e mostra um resultado arrasador. Na outra semana, vem outra com resultado mais ou menos "parêia". E agora, em quem acreditar? O Jornal O Norte parece que quís agradar além da conta não se sabe a quem. Botou um resultado capaz de deixar o adversário do vitorioso com vontade de pedir pra cagar e sair de fininho. Cinquenta e oito a 26, pense numa pisa! Aí vem o Correio, brando, amigo, doce e sapeca um 49,2 contra 31,2, advertindo que o candidato em primeiro lugar quase não cresceu, subiu menos de um ponto, um décimo para ser mais exato. Quem está mentindo? Quem está enganando? Quem está sendo enganado? Por favor, me ajudem a entender esse treco!


    Do Tião Lucena

    ResponderExcluir
  2. NA PARAÍBA: Pesquisa do Norte erra na matemática, não atinge percetual de 100% e gera suspeitas

    A pesquisa de intenção de voto para as eleições deste ano para o Governo do Estado divulgada no domingo (15) pelo jornal O Norte levantou suspeitas do povo paraibano por apenas um simples motivo: as somas em diversos quesitos da pesquisa, ou ficam abaixo ou ultrapassam os 100% - essencial para qualquer totalização de percentuais.

    Na pesquisa espontânea de intenção de votos para governador, Maranhão aparece com 42%, contra 16% de Ricardo, 1% outros nomes, 6% em ninguém ou voto nulo, e incríveis 33% de indecisos, o que totaliza 98%.

    Já na simulação para o segundo turno, Zé Maranhão aparece com 58%, contra 28% de Ricardo, 5% de nulo ou ninguém e 8% de voto branco, totalizando 99%.

    Por região

    Na divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto para governador por mesorregião, o jornal volta a cometer mais equívocos. Na região do Agreste, sem contar com Campina Grande, a soma Maranhão (56%), Ricardo (26%), Nelson Junior (1%), ninguém/voto nulo (6%) e indeciso/voto branco (9%), totalizando 98%.

    O erro volta a ser cometido na mesma pesquisa só que para a região da Mata, sem a cidade de João Pessoa. Dessa vez, Maranhão aparece com 59%, Ricardo com 25%, Marcelino com 1%, Lourdes Sarmento também com 1%, ninguém/voto nulo com 8% e indeciso/voto branco aparece com 7%, totalizando inacreditáveis 101%.

    ResponderExcluir
  3. INÉDITO: Mais um instituto registra pesquisa na PB e coordenadores da campanha de Maranhão e Ricardo fecham, na TV, realização de pesquisa conjunta


    Marcelo Weick lançou desafio e Nonato Bandeira aceitou
    Para acabar todas as dúvidas, o coordenador geral da campanha do governador José Maranhão (PMDB), advogado Marcelo Weick, lançou um desafio ao coordenador geral da campanha do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), jornalista Nonato Bandeira, para que as duas coligações contratassem e pagassem juntas um instituto nacional para realizar pesquisa na Paraíba sobre a sucessão estadual.

    O desafio, lançado ao vivo, durante debate no programa Conexão Master, da TV Master, foi aceito no mesmo instante por Nonato Bandeira, que levantou suspeitas aos números divulgados até agora. “Há uma disparidade de números e institutos para todos os gostos. Pesquisa na Paraíba virou folclore”, destacou Bandeira.

    “Então, vamos fazer juntos uma pesquisa com um instituto nacional”, provocou Weick, lançando o desafio, apesar de concordar com os números divulgados pelo Ibope e pela Consult, onde o governador José Maranhão aparecem, respectivamente, com 16% e 18% à frente de Ricardo Coutinho.

    Se levarem o desafio à frente, teremos pela primeira vez uma pesquisa que não poderá ser contestada por nenhum dos dois lados. Sinceramente, tenho minhas dúvidas que o desafio vá ser concretizado. O que revelará quebra de promessa feita ao vivo pelos dois coordenadores.

    A propósito, enquanto eles batiam boca na TV, mais instituto registrava uma pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se do Instituto Índice Pesquisa LTda, de Natal, que fez entrevista entre os dias 14 e 15 de agosto com 1.080 eleitores paraibanos para presidente da República, governador da Paraíba, senador, deputado federal e deputado estadual.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo impugnado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) cresce e continua liderando a corrida ao Senado no Estado da Paraíba.

    Segundo pesquisa eleitoral Correio Consult, divulgada ontem (17), pelo Correio Debate, da Correio Sat, Cássio aparece com 45,55%% das intenções de votos dos paraibanos. Na pesquisa anterior realizada Consult, o tucano tinha 43,80% dos votos.

    Em segundo lugar está o deputado federal Vitalzinho (PMDB), com 28,80%.

    Efraim Morais (DEM), candidato a reeleição, tem 27,3% e está na terceira colocação.

    o pemedebista Wilson santiago tem 19,55%, ficando em quarto lugar.

    O compositor Vital farias (PCB) aponta com 1,5 % e é o quinto na preferencia dos eleitores.

    Maria das dores (PCO) soma ,75%, e fica com o sexto lugar.

    Edgar Afonso (PSOL) tem o,5%, ocupando a sétima colocação.

    Marcos Antônio (PSOL) com 0,05% é o oitavo. I

    Segundo a pesquisa, o número de Indecisos é de 48,35 %

    Os eleitores que não votam em nenhum candidato somam 26,7%

    Fonte: Do maispb com Correio debate

    ResponderExcluir