PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Maranhão tem 48% dos votos e Coutinho 36%, diz Ibope

Pesquisa do Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira (28) revela uma diferença de 12 pontos entre os principais candidatos na disputa pelo Governo do Estado da Paraíba. O governador José Maranhão (PMDB) aparece com 48% das intenções de voto e o ex-prefeito de João Pessoa, o Ricardo Coutinho (PSB), figura com 36% dos votos dos eleitores que participaram da pesquisa.

Em terceiro lugar na disputa pelo Governo vem a pré-candidata do PSTU, Lurdes Sarmento, com 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto o percentual de eleitores que informaram não saber em quem votar foi 6%. Os pré-candidatos Nelson Junior (PSOL) e Erico Feitosa (PHS) não conseguiram pontuar.

O maior índice de rejeição, segundo a pesquisa, é do pré-candidato Érico Feitosa 30%, seguido de José Maranhão e Nelson Júnior, ambos com 29%. Lurdes Sarmento tem 27% e Ricardo Coutinho 24% de rejeição.

No total, 1008 eleitores foram entrevistados pelo Ibope entre os dias 24 e 29 de maio. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais e para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

Esta é a primeira pesquisa divulgada pelo Ibope desde que o senador Cícero Lucena (PSDB) desistiu de ser candidato ao Governo da Paraíba. Na última consulta, divulgada em outubro de 2009, Ricardo Coutinho apareceu com 38% das intenções de voto, enquanto José Maranhão figurava com 37% dos votos. O senador Cícero Lucena, ainda pré-candidato ao posto aparecia com 14%. Brancos e nulos somaram 7%, e 5% dos eleitores questionados responderam que não sabiam.


"Especial para Terra"

2 comentários:

  1. A pesquisa do Ibope, divulgada esta noite revelou uma diferença de 12 pontos entre os principais candidatos na disputa pelo Governo do Estado da Paraíba.
    Nada de especial, quando falta ainda muito chão a percorrer, e só confirma aquilo que já aqui foi dito acerca da decalage a comer por parte de Ricardo Coutinho, e a performance máxima alcançada por José Maranhão.
    Os votos que estão no ar, são votos captáveis para o lado de Ricardo Coutinho, enquanto que José maranhão atinge os seu topo máximo, e agora o desgaste governativo só pode levar a sua queda % nas sondagens.
    Com o Mago na estrada em plena campanha no terreno, a palmilhar cada dia que passa o Estado, palmo a palmo, isso só pode acabar por trazer o chamado resultado da formiguinha, que foi enchendo o celeiro, enquanto a cigarra ia tocando a sua guitarra, e quando o inverno chegou...
    O efeito da desistência de Cícero Lucena ainda não se pode considerar aqui contabilizado, mas mesmo assim são cerca de 6% a 8% que tem de ser levados em conta no futuro, e se partirmos do principio que os 12% atuais não tem contabilizado estudo de distribuição desses tais 6% no mínimo, isso pode dar um autentico empate no estudo, uma vez que a percentagem de erro é de 3% para cada lado, e em caso de 3% a menos para Maranhão e 3% a mais para o lado de Ricardo, descontados os 6%, isso acaba por dar um resultado que só a próxima sondagem será capaz de confirmar ou desmentir.
    O ambiente geral do Estado é sinceramente de mudança... mas isso pode enganar muito aqueles que sonham por mudar, e acreditam que a mudança esta feita, quando na verdade ainda falta muito chão para pisar por parte dos dois candidatos.
    Apostas certas só no final, mas eu continuo a achar que Ricardo tem neste momento tudo na sua mão para reverter as sondagens e triunfar em Outubro.
    A ver vamos!!!

    ResponderExcluir
  2. De acordo com as informações divulgadas pela Rede Paraíba de Comunicação acerca da pesquisa do Ibope sobre a eleição para governador, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) perde para o governador José Maranhão (PMDB) em João Pessoa, onde o seu favoritismo é sempre realçado: 44% para Maranhão e 35% para Ricardo.

    Em Campina Grande a situação se inverte: Ricardo teve 39% das intenções de voto e Maranhão 32%.

    Outras regiões do Estado: Zona da Mata (53% JM e 35% RC); Agreste (53% JM contra 38% RC); Borborema (58% a 27% para JM); Sertão (48% 35% pro JM).

    ResponderExcluir