PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aposentados da Amazônia – Pari-Cachoeira viajam muitas léguas para poder receber a ‘fortuna’ da aposentadoria

Os idosos da Amazônia precisam viajar de barco várias horas e pagar passagens bem caras para poderem chegar ao banco postal mais próximo e retirar o seu benefício.
Muitos até têm medo de fazer a travessia fluvial, e rezam na esperança de poder regressar com a ‘fortuna’ do mes...
Sobreviver para os cerca de 3.000 índios de Pari-Cachoeira, no Amazonas, começa desde logo no recebimento da aposentadoria, uma verdadeira epopéia desumana e deveras cara, para poder receber os míseros reais mensais.
A vergonha da não instalação de um banco postal na região é já bem antiga, e de cada vez que se realizam eleições; os políticos surgem com as promessas nunca cumpridas, e que apenas servem para conquistar votos.
Mas o tempo passa e nada muda, e a solução é viajar até a São Gabriel da Cachoeira para poder receber a remuneração mensal da aposentadoria, e vencimentos de trabalho prestado ao Estado.
O barco só se faz ao rio uma vez por semana, e nele viajam aposentados, agentes públicos de saúde, e todas as pessoas que necessitam de ter acesso ao seu vencimento.
São 80 reais na ida, e outro tanto na volta, ou seja; 160 reais para poder receber muitas vezes umas quatro ou cinco centenas.
Quando se pode assistir a alguns ‘papagaios’ na TV nacional, a deixar umas embelezadas balelas para o ar, sobre a igualdade, e não isolamento da população, ou a situação extrema de luxo em que vivem os índios; quem conhece a realidade só pode rir, a bom rir...
Por exemplo; o Senado quantas vezes desceu da alcatifa azulada para a realidade do País, e saiu de Brasília para poder conhecer a verdadeira realidade do Brasil profundo...
Os Senadores, e os Deputados Federais vivem no conforto das alcatifas de Brasília, e vão conhecendo o País por via de fotografias, e vídeos, pois nunca se dão ao trabalho de descer ao mundo real. Jamais entraram em certas regiões, e muitos deles até desconhecem que existem cidadãos que nunca conseguiram ser considerados como tal.
Já o Presidente Lula, e o seu governo, surgem nos grandes centros populacionais, que rendem votos de peso, para cortar fitas, e receber homenagens... e pouco mais... assim tipo constante pré-campanha eleitoral!
O Brasil sobrevive basicamente falando; compactado com o seu povo a olhar o céu, e a esperar em cada dia um novo amanha.
Nunca encontrei em toda a minha vida um povo que tanta fé pudesse ter, no próprio nada, e que do nada consiga fazer surgir alguma coisa, mesmo que isso signifique continuar a ser explorado, e ainda tenha que agradecer.
Quem consegue ter um Presidente que corta um dedo para receber uma aposentadoria antecipada, pode realmente esperar aspirar aos maiores desígnios possíveis do impossível, que se tornem possíveis...

Um comentário:

  1. É...meu amigo o Os problemas internos do pais continuam sendo uma vergonha Nacional...qto aos politicos...bom nem falar...ai ja envolve a falta de conciência política do povo brasileiro...bjs.
    Maria josé Evangelista (fenixfree2@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir