PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bairros do Rio de Janeiro ficam oito horas às escuras, mas não deve ter sido apagão... nem sequer mensalão... mas outra coisa acabada em (ao), assim t


Parte do Rio de Janeiro viveu este passado fim de semana, mais um dia de apagão. Foram oito horas sem luz em três bairros, mas para o Governo estufado em Brasília, não deve ter passado de um simples fundir de lâmpadas, ou alguma coisa muito parecida...
Este final de mandato de Lula, esta a ficar contaminado com a constante falta de luz, que se pode contrapor com o mensalão do Dirceu, que deu em devido tempo muita luz ao PT, e a alguns ilustres que encheram os bolsos.
Um País que vai sediar a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, e que tem como melhor... cartão de visita uma guerra urbana no Rio, tem agora para acrescentar um novo postal, que é o da insuficiência energética.
O Brasil é ainda um país do faz de conta em questões básicas da qualidade de vida, e ao mesmo tempo quer apresentar-se aos olhos da comunidade internacional como uma potencia em que o equilíbrio dos quase 200 milhões não sofre com; degraus de vincada impotência social, o que é perfeitamente mentira, bastando uma rápida visita, com os olhos abertos.
Analfabetismo, fome e guerrilha de rua entre criminalidade incontrolável, fazem do Brasil uma realidade a ter em conta no conjunto das nações com disparidades abissais entre os chamados ricos e os pobres. No Brasil continua a não existir uma classe media alta e baixa, mas simplesmente uma classe meio remediada entre os ricos e os pobres da favela, que leva o mês a contar os reais, e a riscar o dia no calendário, esperando que o dia do salário não tarde muito.
Morando no Nordeste, podemos ter contacto com uma realidade que passa pelo emprego remunerado com valores muito abaixo do salário mínimo nacional, com a presença constante da mendicidade, da fome de rua, da criminalidade envergonhada para simplesmente ter um pão para comer.
Lamentavelmente; o aposentado 9 dedos, Lula da Silva vive em Brasília, entre os cozinhados da Dona Marisa, e as garrafas de vinho de 4 mil reais, esquecendo que ele ainda pode ter isso tudo e ainda a sua garrafa de cachaça 51 quando mais lhe apetecer para encher a cara, enquanto outros procuram no meio do lixo domestico a sobra de umas migalhas para enganar a fome.
Que ninguém tenha ilusões; o Brasil tem ainda algumas realidades muito aproximadas ao que podemos encontrar numa certa África, que também se quer afirmar como fora da miséria internacional.
A corrupção nas fontes do poder das prefeituras é ainda hoje uma constante, onde se empregam por destacamento tantos, ou mais funcionários que os do quadro efetivo, com o objetivo de comprar descaradamente votos. Os comissionados são uma realidade, conhecida do Tribunal de Contas da Republica, que embora contestada não consegue ser combatida, por causa do corporativismo que atravessa toda a sociedade brasileira, desde o Planalto até ao mais escondido lugarejo.
Para terminar por hoje, deixo uma simples reflexão:
Imagine uma Prefeitura que praticamente nada faz para construir soluções sociais, deixando a sua população entregue ao mais simples vegetar de criação de oportunidades econômicas, ou pior ainda sem apoios no combate a marginalidade, mas ao mesmo tempo adjudica o aluguer de viaturas a 5.000 reais por mês, para os diversos secretários se passearem como nababos.
Ao contrario de adquirir viaturas, a custos mais baixos, e que passam a ser propriedade da Prefeitura, e por tanto patrimônio da comunidade; pagam (lavam) dessa maneira fundos juntos dos seus afilhados políticos.
Pode duvidar daquilo que acabei de escrever, mas basta percorrer a maioria das Prefeituras do Nordeste, nomeadamente da Paraíba, para poder tomar consciência de que em vez de adquirirem uma viatura razoável que custaria uma media de 800 a 1.000 reais por mês, pagam 5.000 reais mensais por uma locação que se vai manter por todo o mandato, e que constitui um verdadeiro roubo aos cofres e aos cidadãos deste belo país á beira mar plantado.
Quando será que este bom povo vai abrir os olhos e se revoltar, como quando tomaram o poder das mãos do Pedro, que já era mais brasileiro que português...
Alguém acenda da luz do Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário