PARAIBA VOX

- Onde a Paraíba esta sempre em primeiro lugar -

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Carta aberta a Ricardo Coutinho Mui digno candidato a Governador da Paraíba


Sou um observador atento da situação política pré-eleitoral existente na Paraíba, Estado ao qual o meu Caro pretende, e muito dignamente, ascender a Governador. Escrevo, não por estar cativo de alguma das opções candidatas em presença, mas sim por analise e opção pessoal de projeto, funcionando assim tipo satélite que paira no ar, e lá bem do alto vai observando tudo o que de mais importante vai acontecendo cá por baixo.
Como não gosto de acomodação política e prefiro o reformismo de novos ventos com o surgimento de novas idéias e projetos, foi desde logo visível, a cerca de um ano e meio, mais coisa, menos coisa, que o seu projeto seria aquele em que melhor se poderiam encaixar as possibilidades de escolha e potencial mudança no Estado. Por isso mesmo; a expectativa foi desde logo grande, ainda mais que a sua candidatura vem na senda de uma retumbante vitoria eleitoral na capital do estado, com números arrasadores motivados por uma gestão destruidora de velhas políticas e baseada em rigor orçamental e boa aplicação dos fundos disponíveis, para além da implementação de novas formas de criação de solução na sociedade voltadas para as necessidades mais prementes e reais da população.
Hoje, João Pessoa jamais voltara a ser igual, e quem pode visitar a cidade antes da sua gestão, e o fizer nos dias de hoje, poderá confirmar que a sensação será a de estar num local bem diferente, para melhor, com uma realidade voltada para o século XXI e alicerces para o futuro.
Obviamente que esta minha analise não tem diretamente nada que ver isoladamente com a realidade local de João Pessoa, mas sim com o projeto de construção global de um novo Estado para a Paraíba, caso não venha a perder a eleição para Governador do Estado, que se vai discutir em primeira volta, precisamente, daqui a um mês, e o digo convicto de que caso exista a possibilidade de vitoria eleitoral do atual Governador, ela se deve mais a demérito seu que a qualidades ou projeto político para o Estado vindos da decrépita cabeça do ancião José Maranhão.
Mais do que triunfar; o “Zé do gado”, como carinhosamente o apelido, vai ter que esperar que o adversário perca por motivo de erros e omissões, porquanto; apesar de levar já 10 anos de governo no seu cadastro, nunca, jamais, foi sufragado pela população para ocupar com legitimidade do voto conquistado nas urnas, o cargo, e sempre o ocupou por usurpação derivada de infortúnios do destino como a morte do Governador Mariz, ou pela saída para outros cargos de Ronaldo Cunha Lima, ou ainda mais recentemente por via de um longo e tumultuado processo de cassação de Cássio Cunha Lima, que algum dia vai por certo ser totalmente esclarecido em relação aos seus contornos enevoados.
Diga-se em abono da verdade que; a área judicial do Estado da Paraíba esta visivelmente contaminada, por excesso de apadrinhamentos políticos oriundos do sector afeto a José Maranhão, a que não é estranho o curioso fato de sempre que se aproxima um ato eleitoral, entre outros, o processo relativo a Ronaldo Cunha Lima sai da gaveta na tentativa de conspurcar a imagem pessoal de Cassio Cunha Lima e coletiva do PSDB.
A lei, por tudo isto e mais uma boa mão cheia de outras razões, pode considerar-se uma boa “bosta”, pois jamais alguém a quem o eleitor não sufragou por maioria deveria ocupar um cargo governativo eletivo, mas enfim; o Brasil “ainda” tem destas coisas – infelizmente!!!
Com a presença no terreno, como candidatos, foi desde logo visível a falta de preparação para a função por parte do “rei da vacaria” – José Maranhão – seja por falta de projetos estruturantes para o Estado, pelo continuo indevidamente da maquina estatal, seja pela inabilidade no debate direto com o outro candidato, como se pode confirmar a poucos dia via TV, ou seja até pela própria campanha política totalmente descabida de mensagem, tirando os ataques pessoais.
De salientar ainda que a sua campanha só chegou a estrada após o lançamento da campanha de Ricardo Coutinho, e ainda assim como que copiou o grafismo de um modo vergonhoso, tornando-se uma copia fiel apenas alterada nas cores e em algumas fotos, sendo que até nesse particular, surgem Lula e Dilma ao lado de ambos num claro erro de estratégia que tem prejudicado sobremaneira a sua candidatura meu Caro Ricardo Coutinho, uma vez que Lula da Silva fez declaração publica de apoio pessoal a José Maranhão, e nem sequer uma declaração envergonhada surgiu até hoje de apoio a sua candidatura, que naturalmente chega as elites políticas como mensagem de claro apoio ao seu adversário, sendo que o povo ao olhar para os cartazes, visionando a foto de Lula e Dilma e escutando a mensagem sonora na voz de Lula, retira uma simples conclusão de voto declarado em Maranhão.
Perca um minuto do seu precioso tempo, e olho lado a lado para um cartaz seu, e para um cartaz do seu adversário, e poderá constara, se é que ainda não o fez, que é escandalosa a copia de imagens, que pode até levar a pensar terem campanhas trabalhadas pela mesma maquina eleitoral de propaganda.
Posto isto, e perante as inúmeras sondagens em presença até ao dia de hoje, que como todos sabemos, valem aquilo que valem..., e com um diferencial que na analise dos mais variados números, considero andar numa diferença (contra si) centrada numa faixa entre os 15% a 20%, urge então mudar algo para que ainda seja possível sonhar com um resultado bem diferente.
Tal como escrevi, uns parágrafos atrás; mais importante do que ganhar a eleição é fundamental não a perder desde já, e assim sendo ainda existe mais do que tempo de recuperar os erros até agora cometidos, numa campanha que considero atabalhoada nos seus mais elementares princípios o que a nada ser feito com urgência, só pode conduzir a um mais do que previsível desastre final, com a oferta em bandeja de prata de mais poder nas mãos do “Zé” e dos seus confrades...
Olhando para a imagem gráfica, em termos de mensagem, na campanha de Ricardo Coutinho, desde logo saltam a vista vários indicadores negativos, de que destaco, a saber:
O não aproveitamento da ótima imagem do seu candidato a Vice-Governador, Rômulo Gouveia, que em anteriores eleições foi um campeão de resultados, e que como a poucos dias pude constatar pessoalmente, tem elevado carisma junto do eleitorado, para além de ser um excelente tribuno que agarra e empolga o eleitorado no momento do uso da palavra.
A colagem da imagem de Ricardo Coutinho a Lula da Silva e Dilma, quando tal como já referi, quando ainda por cima; no outro lado já fazem publicamente uso de declaração sonora de apoio, só pode ter como efeito o potenciar precocemente votos no candidato adversário, para além de criar manifesta confusão junto do eleitorado menos preparado em termos de leitura política.
Sabemos que a lei não permite que a candidata presidencial Dilma se manifeste pessoalmente, em termos de apoio, se é que existe alguma vontade da sua parte em se manifestar a favor da candidatura de Ricardo Coutinho, mas tem por certo ao seu lado quem o possa fazer de modo a minorar os efeitos negativos da declaração de Lula da Silva, pois para a maioria dos eleitores é muito mais crédulo palavras do que fotos.
A equipa de campanha abusou em excesso da junção da imagem de Ricardo Coutinho ao lado de Cássio Cunha Lima, em especial em determinadas regiões, como a área metropolitana de João Pessoa, onde a sua imagem é negativa em termos eleitorais e retira apoios a um candidato que até agora era tido como intocável na região. É assim um tremendo erro de estratégia que importa corrigir de imediato, uma vez que aquilo que refiro esta bem a vista nos números existentes.
Sabe, até bem melhor do que eu, que o Estado da Paraíba esta dividido em termos eleitorais, e nada é igual de região para região, o que obriga a um trabalho diferenciado em termos de campanha, o que lamentavelmente não foi feito.
Com um Cássio Cunha Lima com uma imagem desgastada em termos políticos na região metropolitana de João Pessoa, o seu surgimento ao lado de Ricardo Coutinho potencia a perda de eleitorado urbano. Perde eleitorado nesta região, pois este eleitorado tem por si só tem um outro grau de entendimento e leitura política, e onde inclusivamente quem retira mais vantagem dessa publicidade conjunta é o próprio Cássio, que ao mesmo tempo afunda uns bons cerca de 10% de potenciais eleitores no apoio a Ricardo Coutinho.
A solução obvia será mudar imediatamente a imagem gráfica, nesta região, personificando a campanha unicamente em Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia, como candidatos a Governador e Vice-Governador, colocando, ambos, lado a lado, com uma nova cor de fundo mais chamativa sem ser agressiva a vista, e com uma mensagem simples e direta que acabe por ficar na mente dos eleitores, assim do tipo – “R & R – Ricardo e Rômulo juntos para mudar a Paraíba”, e como ainda por cima os nomes de ambos batem bem em termos de possibilidades de utilização – “R – R”, deverá ser criado um (ou vários) novo(s) slogan musical para aproveitar essa boa coincidência.
Mudar a forma de mensagem, tomando mais o ataque aos problemas concretos e as soluções que se encontraram, é também uma forma de combater o imobilismo de projeto do adversário, levando ao leitor de modo sonoro as soluções que existem no projeto de Ricardo Coutinho para potenciar a verdadeira mudança na Paraíba.
Existem problemas concretos – segurança – educação – saúde – apoio aos idosos, etc – que tem de ser divulgados com a devida responsabilização do imobilismo governativo de José Maranhão, apresentando ao mesmo tempo as soluções e os projetos de futuro.
Todos sabemos que o eleitor gosta de novidades, choques de imagem, e essa alteração pode, deve, e tem que ser feita de um dia para o outro, em toda a área metropolitana de João Pessoa, contando com o importante trabalho de organização e empenho de campanha dos comitês de base, que se bem organizados, podem varrer a área metropolitana de João Pessoa numa simples noite, deixando o dia amanhecer com novas cores, nova imagem e novas mensagens. Essa mudança deve ser realizada num único dia, de preferência de um domingo para segunda-feira, uma vez que o eleitorado regressa ao trabalho e pode assim ser confrontado logo ao alvorecer com a nova campanha.
No restante Estado da Paraíba; pois que siga a campanha igual ao que já esta implementado no terreno, neste preciso momento, sendo que em Campina Grande pode ser mesclada a campanha existente com a nova imagem, uma vez que Rômulo Gouveia goza ali de uma boa popularidade, mas ao mesmo tempo não se pode perder o potencial de Cassio Cunha Lima na região.
O fundamental é recuperar pelo menos os necessários 10% que significam neste momento a margem entre uma passagem a uma 2ª volta, ou uma derrota humilhante logo na 1ª volta.
Coisas tão simples e pequenas que significam tanto para o futuro da Paraíba, uma vez que se pode perder uma oportunidade histórica e única de poder mudar o rumo de um Estado e de um povo que merece bem mais do que aquilo que conhecemos em 10 anos de José Maranhão a frente dos destinos da Paraíba.
Deixo este humilde repto, como uma mensagem final de esperança e ao mesmo tempo de desafio a oportunidade de ainda conseguir vencer.
O passado já é por demais conhecido, e não pode ser mudado. Agora o futuro merece ser pelo menos tentado com outras caras e outros projetos e idéias.
Deixem – R & R - Ricardo e Rômulo ter a oportunidade de mostrar ao quem vem...
A Paraíba merece uma oportunidade!!!
Atentamente desejando os maiores êxitos políticos e pessoais,
João Massapina  

Um comentário:

  1. Muito bom, Sr. Massapina. Olhos e cérebro de um observador nato. Tomara que não só R & R, mas os diretores da campanha atentem para o que dizes com muita propriedade.

    ResponderExcluir